11/03/2010

0

PROGRAMAS FREEWARE E OPENSOURCE


FREEWARE OU OPENSOURCE?
Muita gente ainda fica em dúvidas quanto aos tipos de programas existentes. Por isso resolvi mudar um pouco de assunto pra dar uma relachada.

Ainda existe uma grande confusão entre esses dois termos e convém destacar aqui as diferenças:

Freeware é todo o programa cuja utilização é livre de ônus para o usuário, ou seja, você pode baixar, instalar e usar sem ter que tirar dinheiro do bolso. Mas, mesmo assim, pode ser que o produto pertença a alguém. Quaisquer modificações no programa tem que ser feitas pelo seu idealizador, seja um indivíduo, seja uma empresa, que pode, inclusive, mudar de idéia a respeito do da distribuição daquele programa.

Opensource são programas cujo código-fonte é aberto a qualquer pessoa, ou seja, qualquer usuário com os conhecimentos técnicos necessários pode alterar o programa para que este funcione segundo suas vontades. Embora as licenças de uso possam variar, esses programas são, de forma geral, doações dos autores à comunidade.

Então, todo opensource é um freeware, mas nem todo freeware é um opensource.

Existem ainda os programas Adware que são gratuitos mas que exibem publicidade de empresas que patrocinam o seu desenvolvimento.
Os piores são os Demos de “demonstration”que permitem a instalação e a utilização, sempre com restrições de tempo de uso, funcionalidades, etc.
Existem também os Programas Proprietários que disponibilizam sua funcionalidade mediante a aquisição de uma licença. É comum durante a instalação desses programas a necessidade de um número em código, um número serial que normalmente vem na caixa do produto ou em seu manual de instalação. Para quebrar esse sistema de segurança normalmente se usa o famoso e ilegal Crack.
Outro tipo de programa chato é o tal de Shareware. O programa sempre tem um prazo para sua funcionalidade e terminado esse prazo ele deve ser comprado.
Existem outros com algumas semelhanças com os tipos já citados. São eles:
Trial, Bookware, Postcardware, Stampware.
Espero ter ajudado em relação a essas dúvidas, e mais uma vez, até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários somente sobre o assunto do Post.
Não use palavras impróprias.

Walter Matheus é um marketeiro credenciado e tem sido associado a várias publicações online, incluindo este blog,
Dr. Mister Blog e Sabedoria do corpo.

Ele também tem um vasto programa de treinamento para marketeiros no seu próprio site localizado em: WMF Program.

Se você gostou deste conteúdo do blog, você vai se beneficiar muito obtendo conteúdo diário. Ao assinar meu feed, você receberá conteúdo atualizado bem como os bônus especiais.

Junte-se a shareasale.com para ganhar muito dinheiro em seu site ou blog!

Para qualquer dúvida, entre em contato

Veja também

Top comentários

Veja aqui os Vídeos do meu canal